Turma 1 do Horário Estendido aprende sobre as virtudes e a prática do bem

Unidade: Brasília | 17 Jun 2017

A Turma 1 do Horário Estendido está desenvolvendo o projeto Cultivo de boas virtudes, melhora nossas atitudes, que tem o objetivo de aplicar, no dia a dia, o cultivo de virtudes para melhorar as atitudes no meio escolar e familiar.

Para começar, as professoras Roseli Luro e Noemy Martins fizeram uma dramatização, onde a personagem Clara, garotinha da história do projeto de leitura, apresenta-se como uma menina virtuosa. Clara explicou esse novo conceito e contou um pouquinho sobre suas experiências e as inúmeras qualidades que gosta de cultivar, e que por essa razão é conhecida como uma menina virtuosa.

A seguir, Clara apresentou várias tabuletas grafadas à turma. Em algumas mostrou suas qualidades e valores, como por exemplo: colaboração, paciência, gratidão, tolerância, afeto e amor. Em outras, conceitos contrários à esses, tais como: raiva, brusquidão, egoísmo, desobediência. As crianças tiveram que identificar conceitos relacionados a uma conduta virtuosa e descartar os não relacionados a uma conduta virtuosa.

Escolhidas as tabuletas que deveriam ser descartadas, os alunos as colocaram no lixo e, de imediato, já demonstraram o esforço para cultivar bons pensamentos. “Fizemos um intercâmbio muito rico, onde cada criança escolheu uma tabuleta e falou o que pensava sobre o conceito. Foi uma atividade que mexeu com a sensibilidade delas”, manifestaram as professoras.

Diante disso, a turma combinou realizar um trabalho ainda mais significativo: todos irão trabalhar cada conceito separadamente, um por semana, para entender como colocá-los em prática no dia a dia, atuando com virtudes que constituem um ser melhor.