Turma do Infantil 5 reflete sobre a importância do ar e o cuidado que devem ter com ele

Unidade: Brasília | 17 Jun 2017

Dando continuidade ao Projeto Frutas e relacionando ao tema bimestral Família, minha joia rara, as professoras Mikaele Silva e Nathana Marques trabalharam em sala o livro O sítio do vovô Toni, que tem proporcionado aos alunos do Infantil 5 muitos momentos de aprendizagem e alegrias. Um dos temas do projeto é a importância da reciclagem do lixo orgânico (como as frutas) para a diminuição de poluentes do ar.

Conversando em rodinha sobre o “ar” embaixo do pé da jabuticabeira, a professora Mikaele fez uma analogia das queixas usando duas penas: em uma das penas, era grudado um pedaço de durex conforme os exemplos de queixas eram citados. A pena foi ficando cada vez mais pesada e, então, a professora levantou as duas e soltou no ar. Foi observado que a pena em que havia as queixas caiu mais rápido, pois estava pesada. Já a outra pena caiu devagar, pois estava leve.

Diante disso, as crianças entenderam que, quanto menos se queixarem, mais leves ficarão e aproveitarão melhor o dia, tornando-o mais agradável para elas e para aqueles que os rodeiam.

Ainda pensando no tema “ar” foi feita a leitura do livro Ar, da autora Ingrid Buesemeyer, e surgiram as seguintes reflexões: Por que o ar é tão importante? Como podemos ajudar com diminuição da poluição do ar? De onde vem tanta poluição?

Para enriquecer esse estudo, a professora levou para a rodinha um cata-vento e aproveitou para falar sobre a energia eólica, que é uma forma sustentável de gerar energia. “Diante de tantas informações e reflexões entendemos que o ar é indispensável para a nossa sobrevivência. No final do dia, expressamos tudo o que aprendemos em forma de desenho. Que dia feliz e quanto conhecimento!”, exclamou Mikaele.