1º Ano estuda sobre Machu Picchu e constrói maquete

Unidade: Chapecó | 8 Oct 2014

A turma do 1º Ano, das professoras Sandra Franciscatto e Vanessa Andrades, realizou um estudo sobre o Peru, para aprender mais sobre a Maravilha do Mundo Moderno: Machu Picchu - a “cidade perdida dos Incas”.

As crianças descobriram que esta cidade foi construída em homenagem ao Deus Inti, Deus do Sol e demorou 3 gerações para ser erguida, finalizada apenas no século XV, antes da chegada dos conquistadores europeus, que destruíram toda a cultura Inca que encontraram.

A turma aprendeu bastante com esta civilização, pois eles preocupavam-se muito com a questão moral: possuíam três leis importantíssimas para a boa convivência:  “ama sua”: não roube; “ama llulla”:  não minta;  “ama chulla”: não seja preguiçoso.

Machu Picchu possui um belo sistema de irrigação e 16 fontes. Há também um observatório astronômico, o Templo do Sol, onde utilizavam o reflexo na água como espelho para observar a posição das estrelas. Os Incas utilizavam a “Pedra que Amarra o Sol”- Intihuatana, como calendário. Possuíam escola, praça, prisão e no ponto mais alto da cidade, ficava a casa do guardião.

A mãe da aluna Gabriella Faccio, sra. Graziela Faccio, foi ao Peru e contou sobre a experiência vivida, mostrando fotos e uma boneca que trouxe de presente para Gabriella.

Para concluir o estudo, as crianças foram desafiadas a construir a cidade de Machu Pichu e, com a colaboração da professora de Artes, Renata Z. Dutra, construíram uma maquete, utilizando papel pardo para representar as montanhas e argila para construir os tijolos dos principais pontos da cidade: a Pedra que Amarra o Sol, o Templo das Três Janelas, a Casa do Guardião e o Templo do Sol.