Alunos do 8º Ano estudaram como funciona o Sistema Nervoso através dos reflexos

Unidade: Funcionários | 8 Oct 2014

Os alunos do 8º Ano estudaram sobre o Sistema Nervoso, seus componentes, funções, características e curiosidades. No Laboratório de Ciências, eles testaram a resposta do cérebro a determinadas informações.

No primeiro procedimento os alunos colocaram o dedo indicador direito em um copo com água gelada e o dedo indicador esquerdo em um copo com água morna. Esperaram por cinco minutos e depois colocaram os dois dedos em um copo com a temperatura ambiente. Os alunos perceberam que a sensação térmica dos dedos alterou-se: o dedo que estava na água fria ficou com a sensação quente e o dedo que estava na água quente ficou com a sensação fria. Isso porque os receptores térmicos enviam as sensações ao cérebro que, por algum instante, interpreta informações desencontradas.

No segundo procedimento os alunos assentaram-se sobre a mesa e a professora bateu, de leve, com um martelinho de borracha, logo abaixo do joelho de cada um. Os alunos observaram que a perna suspendia de forma involuntária e compreenderam que essa ação se deve ao ato reflexo, uma resposta automática e involuntária de reação a certos estímulos.

As atividades causaram grande interação, curiosidade e aprendizado entre os alunos, que puderam compreender, através da prática, os processos vistos em sala de aula.