5º Ano aprende sobre "A revolta da chibata"

Unidade: Chapecó | 30 Sep 2014

João Cândido, sobrinho-bisneto de João Cândido o “Almirante Negro”, visitou a turma do 5º Ano para apresentar aos alunos a vida deste personagem da História do Brasil.

João Cândido apresentou um breve histórico da vida e luta do marinheiro que, 22 anos após a abolição da escravatura, encabeçou uma das mais significativas revoltas a favor dos direitos humanos no Brasil. A Revolta da Chibata foi a forma que os marinheiros encontraram para fazer-se ouvir diante da alimentação escassa e dos castigos que sofriam, enquanto prestavam serviços à Marinha do Brasil.

Durante as explicações do Sr. João Cândido as crianças ficaram muito atentas, fizeram perguntas, esclarecendo dúvidas. O Sr. João trouxe à escola folders de uma exposição em homenagem ao seu tio-bisavô, que ficaram expostos no hall para conhecimento da comunidade escolar.

“Foram momentos de muito conhecimento, em que ficou mais clara a participação dos envolvidos no processo de melhoria nas condições de trabalho dos marinheiros. Foi uma alegria receber em nossa sala um personagem que, de certa forma, é histórico, e que agregou mais vida ao conhecimento, realizando uma união dos tempos, unindo o passado ao presente, mais de 100 anos depois”, relatou a professora Ana Amélia Bergamo Artini, regente da turma.