Infantil 5B recebe a visita do diretor do Colégio para uma conversação

Unidade: Funcionários | 30 Sep 2014

Os alunos do Infantil 5B queriam saber como uma pessoa pode governar um país, exercendo sua função como presidente. As professoras conversaram com eles sobre o poder, principalmente sobre o poder de ajudar. Recordaram-se do que já haviam lido no livro “É tão chocolate!”, que uma criança americana, Dylan Siegel, escreveu para ajudar um amigo doente. Viram também o vídeo “The Tree”, que apresenta uma situação de colaboração e iniciativa de uma criança tailandesa. Os alunos identificaram que todos, independentemente da idade, podem fazer o bem e mudar uma situação.

As professoras Najla Freire e Ana Gabriela Lemos, assim se manifestaram: “Para ficar mais fácil para as crianças entenderem o assunto, realizamos uma conversação comparando o funcionamento da escola com o funcionamento de um país. Fizemos um organograma da escola e marcamos uma entrevista com o diretor. As crianças queriam muito saber, dentre outras questões, como ele toma decisões, como faz para resolver os problemas e a quem ele pede ajuda, quando não tem todas as informações sobre um assunto.”

O professor Francisco Liberato Póvoa, diretor da unidade Funcionários, conversou com as crianças sobre sua rotina, contou um pouco de sua experiência em outra escola, falou de seu gosto pela música e respondeu às perguntas das crianças.  Relatou também uma experiência em que aprendeu a varrer com a faxineira de uma escola onde trabalhou, ressaltando a importância de aprender com todos, sem importar a hierarquia.

O que ficou também para as crianças como algo muito importante foi o fato de que, quando o professor Liberato não tem muitas informações sobre um assunto, ele pesquisa nos livros, na internet e conversa com especialistas. Além disso, ele conversa com as outras pessoas que trabalham na Escola para, juntos, tentarem encontrar a solução para algum problema.

As crianças tiveram a oportunidade de aprender que:

  • Quem tem mais conhecimento tem mais poder.
  • Que todos tem algum conhecimento e podem ensinar.
  • Que todos podem ensinar, não importa a hierarquia do cargo.

Durante esse trabalho foi ressaltada a importância do cultivo de valores morais e éticos a serem cultivados em qualquer profissão, como a responsabilidade, a paciência, a alegria e a simpatia.