6º Ano coloca a mão na massa para contar a história da Grécia

Unidade: Funcionários | 30 Sep 2014

A partir da iniciativa da mãe da aluna Giovanna Duarte Carvalho de Freitas, realizou-se uma deliciosa aula de prática culinária grega. A mãe, Emanoela Duarte Carvalho, que tem especialização em culinária mediterrânea, acompanhando a filha nos estudos realizados sobre da Grécia Antiga, propôs a preparação de um prato típico grego. Os conhecimentos abordados em sala de aula sobre a formação da Grécia Antiga, sua atividade econômica, a configuração geográfica de seu território e sua prática agrícola foram alinhados com a atividade culinária. Explorou-se a pergunta: O que a culinária grega nos conta sobre a Grécia Antiga?

Num primeiro momento, para acessar os conhecimentos prévios, os alunos trabalharam em grupos, analisando imagens diversas dentro da temática “O verdadeiro herói”, uma vez que tratou-se do imaginário grego, um imaginário povoado de seres mitológicos.

A professora Emanuele Ferreira manifestou: “A atividade, esperada e vivida pelos alunos com muita alegria, foi um sucesso! Os alunos estavam felizes e motivados. Participaram da atividade atentamente, fazendo perguntas e apresentando importantes reflexões. O envolvimento com a prática culinária ficou evidenciado em todos os alunos, que efetivamente colocaram a mão na massa, vibrando quando conseguiam modelar acertadamente os biscoitos. Realmente foi uma experiência de muita alegria e afeto!”

A atividade realizada também valorizou a participação da família no contexto formal de ensino e aprendizagem. Os alunos foram motivados a produzir cartões, cumprindo com o objetivo de agradecer a importante colaboração da mãe, que separou um momento de seu dia para contribuir com a formação. Tratou-se nessa oportunidade sobre a importância da gratidão, reconhecendo e valorizando o bem recebido. Os cartões produzidos pelos alunos foram guardados em um envelope e entregues juntamente com uma coruja, que simboliza a disciplina de História.

Confira alguns depoimentos dos alunos:

“Eu senti que estava aprendendo de forma divertida com essa atividade. A culinária grega me diz que as amêndoas e o azeite eram apreciados pelos gregos e que eles se destacaram com sua culinária entre os povos da antiguidade.” Vitor Souza

“Eu me imaginei na Grécia antiga fazendo e comendo os biscoitos e adorei! Os biscoitos, provavelmente, tinham relação com “os deuses”, pois as coisas doces eram o mais perto que as pessoas chegavam do néctar, que era doce. Os ingredientes podiam ser resultado de seus cultivos e podiam ser comidos para homenagear os deuses ou eram queimados como oferendas”. Geovana Delayon

“Eu adorei fazer biscoitos da culinária grega, pois ao mesmo tempo que eu aprendia a preparar deliciosos biscoitos eu aprendi um pouco mais sobre a Grécia Antiga. A culinária grega me diz que na Grécia eles utilizavam muito as especiarias”. Luiza Breder

“Fiquei ansiosa para fazer os  biscoitos! A aula iria ser diferente e isso me animou muito. Quando fui fazer o biscoito... não deu muito certo, mas foi legal”. Paula Cunha

“Achei a atividade muito boa, pois foi muito legal ver uma comida típica de um país que criou tantas coisas. Na culinária grega se percebe qual era sua agricultura e pecuária, descobrimos também como é sua posição geográfica”. Lara Viggiano