Alunos do 6º Ano elaboram a "coreografia do clima"

Unidade: Funcionários | 30 Sep 2014

Os alunos do 6º Ano receberam um desafio nas aulas de Geografia: realizar uma coreografia para auxiliar na fixação da aprendizagem sobre os elementos e fatores do clima, tais como pressão atmosférica, altitude, latitude, umidade e relevo.

De acordo com o comando emitido pela professora, os alunos realizavam os gestos anteriormente combinados e treinados no decorrer das aulas, à medida que estudam o conteúdo. Por exemplo:

• alta altitude – todos os alunos levantam as mãos o mais alto possível;
  • baixa altitude – todos os alunos abaixam até o chão;
  • alta latitude – mão na testa e na ponta dos pés sinalizando os polos da Terra;
  • baixa latitude – mão na barriga sinalizando as baixas latitudes que estão próximas do Equador.

Outros gestos foram criados para raios perpendiculares, raios inclinados, zona térmica tropical, zona térmica temperada, zona térmica polar, narcose, mal das altitudes, baixa pressão, alta pressão, dentre outros.

De acordo com a docente, esta atividade se constituiu numa estratégia de aprendizagem utilizando a ludicidade, favorecendo que os alunos aprendessem brincando e cultivando a alegria.