Para que o trabalho de atenção compartilhada com as crianças do Infantil 5 fosse realizado, as professoras realizaram uma brincadeira muito especial: com venda nos olhos, a criança ouvia a onomatopeia de alguns animais escolhidos e apontava para a direção em que o som foi emitido.
Para as crianças a percepção auditiva está envolvida a recepção e a interpretação de estímulos sonoros. Neste sistema especializado para as funções de percepção, é possível identificar algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e memória, sendo uma atividade importante no desenvolvimento de diversos aspectos cognitivos, tais como memória e linguagem.
“Foi uma atividade onde as crianças puderam realizar a elaboração das ideias para que apresentasse o produto da brincadeira. Estamos aprendendo construir no conjunto a participação de cada um. O saber ouvir torna importante capacidade para o processo da leitura e escrita”, explicou a professora regente.