9º Ano realiza estudo sobre "Energia"

Unidade: Funcionários | 9 Sep 2014

"Atualmente é impossível realizar vários trabalhos sem a energia elétrica. Ela possui relação direta com o desenvolvimento do homem, favorecendo uma vida confortável e ativa. Existem diferentes formas de obtenção de energia, mas a grande maioria delas tem ou gera consequências diretas no meio ambiente". Considerando esse aspecto, em algumas aulas de Biologia e Geografia do 9º Ano, as professoras propuseram aos alunos a elaboração de um trabalho, incluindo parte escrita e maquete, apresentando as sete formas de obtenção de energia: eólica, solar, biomassa, hidráulica, nuclear, geotérmica e oceanos.

O objetivo do trabalho era buscar grande quantidade de informações relacionadas a cada energia, como: histórico mundial e brasileiro da energia, funcionamento, questões ambientais, econômicas e sociais, situação brasileira e dos países desenvolvidos (EUA, Canadá, Japão e Europa), vantagens e desvantagens da utilização de cada tipo de energia, e por fim a conclusão do grupo.

Ao final os alunos puderam concluir que a energia elétrica, utilizada de forma consciente e racional, colabora com a economia do país e, principalmente, com o ecossistema, uma vez que, em muitos casos, ele é o mais afetado.

"A apresentação dos grupos foi um sucesso! Os alunos gostaram do tema e participaram ativamente, tanto da elaboração do trabalho quanto das apresentações dos grupos", manifestaram as docentes.