Alunos do 8° Ano medem pulsação e pressão arterial

Unidade: Funcionários | 3 Sep 2014

Em uma das aulas no Laboratório de Biologia, os alunos do 8º Ano realizaram uma atividade relacionada ao sistema circulatório. Foi solicitado que, em repouso e após atividade física, os alunos sentissem a pulsação de sua artéria durante o período de 1 minuto.

Os alunos já tinham a informação de que essa pulsação se dá através da expansão e contração arterial, que é possível perceber ao encostar os dedos no ponto em que ela passa perto da pele, como no pulso ou no pescoço (abaixo do queixo).

Em outro momento foi solicitado que aferissem a pressão arterial nas duas situações propostas, junto com a professora Milena Almeida. Os alunos puderam compreender que, quando medimos a pressão arterial, o que se mede é a força com que o coração bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos.

No momento da realização da aula prática, a professora conversou sobre os níveis da pressão arterial, hipotensão, hipertensão e frisou que não se pode medir a pulsação com o polegar, pois ele possui uma pulsação própria.