A professora de Artes Visuais Lídia Miquelão, junto às professoras da turma Bárbara Silva e Tânia Lúcia e a coordenadora pedagógica Débora Costa, foram visitar a exposição fARTura que estava sendo exibida no Galpão Paraíso, um espaço cultural muito interessante e novo na cidade. A professora Lídia Miquelão fazia parte do grupo de quarenta artistas que estavam expondo na galeria.
A professora Lídia teve a ideia de realizar um trabalho interdisciplinar com os alunos do 5º Ano. Tudo iniciou com uma conversação na sala de Artes, onde foram tratados aspectos do mundo da arte e seus vários significados em nossas vidas.
Foi recordado o projeto deste ano, O Papel Da Arte Nas Transformações Da Vida, e também foi feito um preparo para que os alunos recebessem as informações visuais de uma maneira sensível e que pudessem promover reflexões.
Em sala de aula, a turma fez um estudo sobre arte contemporânea com a professora Bárbara Silva e realizou conversações sobre o tema. O 5º Ano chegou na exposição com um novo olhar sobre a arte e abertos para desfrutarem da melhor maneira de cada um. “Foi encantador observar cada fisionomia, cada olhar atento para as obras e dispostos a decodificar e levantar hipóteses sobre o que o artista expressou. Foi feita uma grande roda no meio do galpão e cada um foi convidado a trocar impressões, sensações e vivências que tiveram com as obras”, declarou a professora Lídia.
Raquel Isidoro, dona da galeria, ficou encantada com a visita e escreveu as seguintes palavras: “Só tenho a agradecer a visita e parabenizar por terem crianças já sensibilizadas pela arte! Adorei a visita!”.
Após a visita, já em sala de aula, as crianças foram convidados a expressarem através da escrita toda a experiência vivida.
Seguem alguns trechos:
“Eu aprendi o significado de arte, o que o artista sente quando faz arte, e o mais importante, aprendi a sentir arte. A cada arte, senti uma emoção diferente, alegria, paz, sempre variando, de arte para arte.”
“Eu senti que em algumas artes havia uma energia forte, mostrando os acontecimentos do mundo hoje. Outras me alegraram com suas cores.”
“Eu aprendi sobre arte denúncia, que o artista faz para denunciar algo, aprendi também porque o artista faz arte, ele faz arte para demonstrar o que ele sente sobre o mundo.”
“Eu vi uma forma diferente de olhar o mundo em arte, na pintura! Eu aprendi a respeitar o outro, do modo que ele pensa, expressa o seu mundo interno. Eu senti que eu estava aprendendo uma nova coisa...”
“Eu senti uma coisa aqui dentro que parecia que eu que havia feito aquela obra!”
“Eu senti uma sintonia com a arte.”
“...fiquei emocionada com algumas artes que ali vi.”