A turma do 4º Ano ficou muito estimulada com os estudos realizados sobre o período do Brasil Colônia e sobre a escravidão. Foi uma oportunidade para aprenderem sobre esse período tão marcante da história e entenderem um pouco mais sobre a formação da sociedade em que vivem hoje.
Paralelamente a este estudo também foram trabalhados conceitos como o de respeito e de gratidão pelos povos e pela diversidade.
As crianças aprofundaram seus estudos com a criação de maquetes, feitas em família, de construções da época. Reproduziram casas e sobrados coloniais, fazendas de engenhos, quilombos, navio negreiro, minas de ouro, instrumentos usados na retirada do ouro e pedras preciosas e também instrumentos utilizados na produção do açúcar, tudo o que constituía o cenário daquela época.
Foi um processo criativo estimulante e prazeroso, que necessitou muito esforço envolvimento de toda a família, como registraram alguns alunos:
“Foi muito bom fazer essa atividade com meus pais, no começo eu achei difícil, mas com a ajuda deles eu vi que seria possível. ”
“Eu fiquei encantada com o resultado, foi uma ótima sensação ver que nós conseguimos! ”
“Foi bom passar um tempo com os meus pais e irmãos, nós escolhemos materiais, meus irmãos ajudaram com algumas ideias e no fim tudo ficou pronto a tempo.”
“Eu vi como o trabalho em equipe tem valor, tanto o das famílias, quanto o dos colegas da sala. Todos nós fizemos cada um a sua parte e juntos fizemos um lindo trabalho.”
Esse trabalho possibilitou introduzir o conceito de união de esforços e ensinar às crianças a realizarem tudo com gosto e alegria, sempre fazendo o melhor que puderem. Aprenderam também que a vida é uma atividade constante, que novos desafios os matem ativos e recarregam as energias para aprender a cada dia mais.
Para finalizar esse lindo projeto, as maquetes do 4º Ano foram expostas para o 7º Ano, que também estudou sobre esse conteúdo.