3º Ano aprende um pouco mais sobre a própria herança     

Unidade: Cidade Nova | 24 Oct 2016

O 3º Ano desenvolveu muitas atividades e trabalhos que ampliaram e enriqueceram muito o mundo interno de cada aluno. Uma dessas atividades foi sobre a herança de si mesmo.

Durante as conversações, as professoras Patrícia Marcato e Nirvana Arantes, juntamente com a assessora-educacional Margarida Araújo, levaram aos alunos a analogia da vida como uma “grande viagem”. Disseram que assim como para uma viagem, arrumamos nossa bagagem com os itens de que mais gostamos e apreciamos, também para a grande viagem que é a nossa vida, devemos selecionar os melhores pensamentos, sentimentos e atitudes para enriquecermos nossa “bagagem”, que nada mais é do que a nossa herança individual.

Assim, foram distribuídos diversos cartõezinhos, cada um com uma pergunta diferente, para que os alunos tivessem a oportunidade de refletir e recordar sobre aquilo que já traziam em suas “bagagens”, como características físicas e internas; sobre as virtudes que ainda gostariam de conquistar para ampliar sua “bagagem”; sobre pensamentos e atitudes  que gostariam de retirar, tornando sua viagem mais leve e feliz e por fim, sobre o que gostariam de aprender e cultivar ao longo da vida para que os próximos trechos de sua viagem, ou seja, suas novas fases de adolescente ou adulto, pudessem ser vividas de forma mais produtiva e feliz.

Concomitantemente a este trabalho, os alunos confeccionaram suas próprias maletinhas, decorando-as com muito gosto e criatividade, para que pudessem guardar seus cartõezinhos, ou melhor, suas recordações, reflexões e planos para o futuro.

O resultado foi apresentado na Mostra de Conhecimentos, onde, além de verem expostos seus trabalhos, as crianças puderam explicar para pais e visitantes, um pouco do que já trazem de sua própria herança.