Biomatemática é matéria de estudo do 9º Ano no conteúdo de Funções

Unidade: Funcionários | 3 Aug 2016

Quando o 9º Ano começou a estudar Funções, a professora Ana Flávia Stochiero Duarte solicitou aos alunos ideias e sugestões para que as aulas ficassem cada vez mais ao gosto deles. Um dos alunos, assim que ouviu a professora manifestar sobre o próximo conteúdo que iriam estudar, propôs: "Por que não fazemos uma aula de Biomatemática, aplicando os conteúdos de funções na Biologia?".

Qual não foi a surpresa da professora quando, ao pesquisar sobre o tema, encontrou um vasto campo de pesquisa! Os modelos matemáticos contribuem com a Biologia, auxiliando no entendimento de relações em seus fenômenos e a Biologia contribui para o desenvolvimento da Matemática, com a criação de novos conceitos e teorias matemáticas. Essa união entre a Matemática e as Ciências Biológicas tem ajudado a desenvolver as áreas de pesquisa relacionadas às duas ciências.

Com a colaboração da professora de Biologia, Milena Almeida, foram realizadas algumas atividades, onde os alunos aprenderam um pouco mais sobre o vínculo entre as duas áreas e puderam fazer questões abordadas no ENEM e em outros concursos sobre o assunto.

A alegria presente nas aulas foi marcante, pois não há nada como aprender algo tão estimulante e real!