O primeiro sábado letivo foi realizado! Enquanto as crianças participavam de atividades com as professoras nas salas de aula, as famílias foram convidadas a refletir sobre nosso papel como educadores de nós mesmos e de nossos filhos, e sobre a importância de cultivarmos, juntos, escola e família, estímulos positivos para as crianças.
Após a abertura, a diretora Karine convidou a todos para assistirem à palestra "Construindo Laços: responsabilidade e afeto na educação das crianças", ministrada por Elizabeth Lunardelli, estudante de Logosofia, médica e mãe de duas crianças do colégio, com mais uma menina a caminho.
Após a palestra, que trouxe muitos elementos sensíveis e importantes para a formação de nossas crianças, tanto na parte física, psicológica e espiritual, foi oferecido um delicioso café para as famílias. Durante o café, os pais puderam trocar ideias sobre o tema abordado.
Após o café, a diretora Karine explicou que, ao apresentarem o colégio às famílias, são destacados os pilares da pedagogia Logosófica: o conhecimento de si mesmo, o conhecimento do mundo interno, o conhecimento dos pensamentos (que são a causa de tudo), a seleção de conteúdo adequado para a mente infantil e outros aspectos. Por isso, a importância de as famílias ouvirem relatos sobre o tema: "Você sabe o que a escola do seu filho ensina para ele?” para que possam ir conhecendo as formas que são levados os conceitos Logosóficos para as crianças no Colégio.
A professora Elba compartilhou como os conceitos logosóficos são apresentados às crianças da Educação Infantil, por meio de relatos de experiências vividas no dia a dia, e quais estratégias são utilizadas para levar esses conceitos a crianças tão pequenas: contação de histórias, imagens, músicas e analogias.
Na sequência, a diretora Karine explicou como esses conceitos são abordados no Ensino Fundamental, por meio da interdisciplinaridade. Ou seja, a professora utiliza o conteúdo a ser desenvolvido para inserir elementos logosóficos, como no exemplo do gênero textual trabalhado por meio de uma poesia criada pela professora. Outro exemplo foi à atividade da professora Janaina, do 5º ano, com o tema "Herança: Mais que Bens Materiais, um Legado Histórico", que abordou conteúdos da História do Brasil com o objetivo de incentivar as crianças a refletirem sobre seu papel como cidadãos na construção de um futuro mais consciente, a se sentirem parte da história do país e a serem gratas por ela.
Dessa forma, as crianças são estimuladas a observar e projetar o que desejam para o futuro, cultivando o que querem para si mesmas e colaborando para essa construção. A responsabilidade perante nós mesmos, nossa família e a sociedade é fundamental, e cada um pode fazer sua parte.
Foi uma manhã de muito aprendizado, em que família e escola puderam aprender juntas, colaborando para que nossas crianças se tornem seres humanos mais conscientes, felizes e capazes de pensar por si mesmos, aprendendo desde a primeira infância para a vida futura.
“O conhecimento daquilo que cada um se propõe fazer é o que garante a eficácia das ações e o que assegura o êxito”. Pedagogia Logosófica
“Criar estímulos para que eles constituam a fonte de energias mais fecundas, aí está o segredo. É necessário que a força flua permanentemente do interno, a fim de satisfazer às exigências do externo”. Pedagogia Logosófica