A turma do Infantil 5 vivenciou um momento especial ao participar de uma proposta diferente: a pintura com água. A professora Rosemary Gurgel convidou as crianças a utilizarem pincel e água para expressarem suas ideias no chão, nas paredes e nos bancos do campinho da escola.
A atividade proporcionou grandes descobertas. As crianças perceberam que a água se comportava de formas diferentes dependendo do local onde era aplicada. Surgiram reflexões e comentários que revelaram a construção de novos conhecimentos:
- “Vamos pintar no banco porque o desenho demora mais para sair.”
- “O sol evapora a água.”
- “Na sombra o desenho demora mais para sair.”
Durante toda a vivência, a professora realizou intervenções com perguntas que incentivaram o raciocínio: “Por que será que o desenho desaparece?”, “O que muda quando pintamos na sombra?”.
Além da diversão, a atividade desenvolveu a coordenação motora, o respeito pelo espaço coletivo e a colaboração entre os colegas. A pintura com água foi mais do que uma expressão artística — foi uma oportunidade para ampliar percepções, estimular a observação e promover novos aprendizados de maneira lúdica e significativa.