Alunos do 6° ao 9° Ano promovem o evento “FestCine”

Unidade: Brasília | 4 Nov 2015

O Festival de Cinema (FestCine) reuniu, de forma interdisciplinar, conteúdos das diversas disciplinas curriculares dos alunos do 6º ao 9º Ano, conceitos logosóficos e temas pontuais - tais como bullying, preconceito, drogas - a fim de promover a atuação da reflexão sobre os aspectos que favorecem uma convivência harmônica.

“Nós levamos para dentro da sala de aula a tecnologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem e, também, com a finalidade de estimular a criação e a produção audiovisual. A partir de então, os alunos estiveram, desde março, no processo de escrever o roteiro, bem como filmá-lo e editá-lo”, disseram as professoras Isadora Stepanski e Maria das Dores Soares.

No início de outubro foi realizado, enfim, a cerimônia para entrega de prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor atriz, prêmio superação, ator revelação e cineasta destaque. Nesta oportunidade, 6 filmes finalistas foram apresentados ao público.

Vejam os vencedores:

  • Melhor Filme: Preconceito
  • Melhor Ator: Juliano Lara, 6° Ano
  • Melhor Atriz: Laura Briceño, 8° Ano
  • Prêmio Superação: Para o grupo do filme Remorso
  • Ator Revelação: Bruno Cruxên, 7° Ano
  • Cineasta Destaque: Lucas Blos, 8° Ano

Nas demais quartas-feiras de outubro, os filmes não apresentados ao público foram exibidos, na hora do recreio, aos alunos.

Todo o trabalho junto aos alunos teve por base o seguinte trecho da Sabedoria Logosófica:

“O que fica, então, por fazer às gerações de hoje? Não há mais terras a descobrir; os gritos da própria ciência emudecem ante realidades que não sabe compreender; o conforto enfastia porque se desfruta demasiado dele; as diversões relaxam o espírito pelo abuso que se faz delas. O que fica, pois, para que as gerações do presente possam responder, como as de outrora, aos desafios dignos de sua época? A Logosofia responde: fica o mais grandioso que existe para realizar e que, nesta grande etapa, as gerações de hoje e as vindouras terão que cumprir: o avanço para as altas regiões do entendimento; o esforço por levar o ser, como alma humana, para o encontro de sua própria explicação como ente físico; para a eternidade que não tem sabido compreender ao viver um tempo peremptório, sem valor algum. Em outras palavras: o avanço para a superação.” ICL, 101

“Esta ideia dos discentes produzirem um filme de curta metragem, a partir do trecho acima, nos traz a certeza de que passarão por todas as modalidades das artes traçando uma reflexão mais profunda acerca do mundo ao seu redor. Identificando, com maior consciência, qual informação os meios de comunicação incessantemente nos mostram”, concluíram as professoras.

Os alunos estão motivados e pedindo a Edição 2016 do FestCine Logosófico.