8° Ano realiza trabalho de campo no Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais

Unidade: Brasília | 4 Nov 2015

Os alunos do 8° Ano e a professora Esmeralda Lima foram ao Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CDV). Este trabalho de campo teve por objetivo apresentar diferentes realidades aos alunos, promovendo o cultivo da gratidão e do respeito às diferenças.

Ao chegar no CDV, os adolescentes foram recepcionados com muita alegria e música. Crianças da alfabetização cantaram e tocaram duas canções e, desde esse momento, nossos alunos já puderam observar a superação dos pequenos ao aprender a manusear instrumentos tão complexos sem o concurso da visão.

Em seguida, o Sr. Airton Farias, diretor do Centro, apresentou aos adolescentes instrumentos que auxiliam a vida do deficiente visual e todo o complexo do Centro de Ensino Especial.

Os alunos também tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de dança de alunos com deficiência intelectual no Centro de Ensino Especial localizado ao lado do CDV e observar o exemplo de esforço e perseverança deles.

Ao final, cada um de nossos adolescentes pode estar próximo a uma criança da alfabetização do Centro de Ensino para Deficientes Visuais e conversar. Este foi um momento muito especial, momento em que eles trocaram experiências de vida.

Leia alguns depoimentos dos alunos:

“Depois desta visita eu comecei a ter um grande respeito por pessoas cegas, pois eles têm uma enorme dificuldade para realizar tarefas que são simples para nós, mas têm muita força de vontade.” Giovanni Bacellar

“A visita ao CDV me ensinou a valorizar o que eu tenho, pois existem pessoas que passam por muito mais dificuldades do que eu. Foi uma experiência incrível!” Andressa Lima

“Esse passeio me tocou muito. Fiquei vendo o esforço que as crianças faziam para cantar para nós e pude pensar em todos os momentos que chorei porque queria algo material. Foi um aprendizado para valorizar o que eu tenho!” Laura Briceño