5º Ano descobre valores ao criar mapas do tesouro interno

Unidade: Brasília | 1 May 2025

Os alunos do 5º Ano uniram o estudo de mapas com uma jornada de autoconhecimento. Após explorarem os limites territoriais do Brasil, os estudantes, orientados pela professora Ana Isabelly, foram convidados a criar seus próprios mapas do tesouro interno, inspirados nos ensinamentos logosóficos.

A atividade partiu da reflexão sobre como o conhecimento nos permite polir nosso diamante interior, tal como no ensinamento de González Pecotche:

“Deus nos deu um ser dotado de todas as condições necessárias para que façamos dele uma obra mestra, mercê do constante aperfeiçoamento; aperfeiçoamento cuja obtenção requer o auxílio de conhecimentos que conduzam a inteligência ao descobrimento de cada uma das facetas desse maravilhoso diamante interno, que todos nós possuímos e que só brilha quando o polimos, conscientes de seu imenso valor.”

Cada aluno mergulhou na questão: "Quais tesouros existem dentro de mim e ainda quero descobrir?". A professora Ana Isabelly iniciou o processo compartilhando seu exemplo pessoal - a vontade de estudar e ensinar com generosidade - o que abriu espaço para os alunos refletirem sobre suas próprias qualidades, valores e caminhos de crescimento.

Com materiais simples e muita criatividade, surgiram mapas únicos, cheios de pistas, obstáculos, sonhos e desejos — tudo o que representa o universo interno de cada um. A atividade mostrou na prática como o autoconhecimento pode ser trabalhado de forma concreta e significativa.

Ao final, os alunos compreenderam que, assim como os mapas guiam os viajantes, o conhecimento sobre si mesmo ilumina o caminho para se tornarem sua melhor versão.