Infantil 4 observa o mundo interno com garrafinhas sensoriais e reflexão inspirada no livro Construindo Castelos

Unidade: Cidade Nova | 30 Apr 2025

Dentro do projeto anual Natureza humana: um tesouro a ser descoberto, os alunos do Infantil 4 têm vivenciado descobertas significativas sobre seus mundos internos.

Com orientação das professoras Elisiane Souto e Viviane Zanoni, as crianças participaram de atividades repletas de estímulos, reflexões e aprendizados. Um dos recursos utilizados foi o livro Construindo Castelos, de Renata Antunes Evaristo Braga. A obra conta a história de Júlia — uma menina que, ao observar o mar e construir castelos de areia, passa a entender melhor seus pensamentos e emoções.

Inspiradas pela narrativa, as professoras propuseram aos alunos a criação de garrafinhas sensoriais recheadas com areia, miçangas, peixinhos de EVA, estrelas-do-mar e corante azul. A ideia era representar o mar calmo e o mar revolto — analogias visuais para facilitar a compreensão dos próprios movimentos internos.

Durante a atividade, as crianças observaram como a água das garrafinhas se tornava turva quando agitadas e límpida ao repousar. A partir dessa observação, surgiram conversas delicadas e profundas sobre o que sentimos: como tudo parece confuso quando estamos agitados por dentro e como fica mais fácil escolher bons pensamentos quando estamos tranquilos.

“Que esforços tenho feito para serenar meu mundo interno e escolher os melhores pensamentos?” — foi a pergunta que norteou a reflexão e ficou registrada no coração de cada criança.