Infantil 5 aprende sobre o valor do tempo e da paciência inteligente

Unidade: Uberlândia | 7 Apr 2025

Na biblioteca do Colégio Logosófico, os alunos da Turma da Colaboração (Infantil 5) participaram de uma atividade especial conduzida pela bibliotecária Mariana Rodriguez Moreira Nunes.

A experiência começou com a leitura do livro “O que eu ganho com isso?”, de Jaqueline Miotto Zolet, que conta a história de Jonas, um menino comunicativo, mas que enfrentava dificuldades para manter a atenção nas aulas. A narrativa despertou o interesse dos alunos, que logo identificaram semelhanças com suas próprias rotinas. A partir da história, a turma conversou sobre a importância dos combinados e refletiu sobre como poderiam se organizar para aproveitarem melhor o tempo no colégio.

Em seguida, as crianças ouviram com atenção a música “Meu amigo tempo”, do Amanhã Gente Grande, que trouxe mensagens importantes sobre atenção nas atividades, paciência e o cuidado com os próprios pensamentos. A professora destacou que, ao escolher bons pensamentos e fazer cada coisa com gosto, é possível viver cada momento de forma mais consciente e feliz.

Outro conceito trabalhado foi o de paciência inteligente – saber esperar de forma ativa por aquilo que se deseja, aproveitando bem o momento presente. A prática deste conceito foi estimulada por meio de situações cotidianas, nas quais as crianças puderam reconhecer o valor de agir com tranquilidade, atenção e esforço contínuo.

Para tornar esse aprendizado ainda mais significativo, a turma confeccionou um grande relógio ilustrado. Nele, colaram a rotina diária e passaram a mover os ponteiros conforme a atividade do momento, recordando os combinados feitos e valorizando a organização e o respeito ao tempo de cada tarefa.

A atividade promoveu importantes elementos como adaptação, paciência inteligente, colaboração e respeito, despertando nos alunos a consciência de que pequenos hábitos diários – como prestar atenção, respeitar o tempo do outro e cumprir acordos – contribuem para uma convivência mais harmoniosa e um aprendizado mais eficaz.

Ao final, o sentimento da turma era de entusiasmo e vontade de aplicar os conhecimentos no dia a dia, mostrando que aprender a ser amigo do tempo é também aprender a ser amigo de si mesmo e dos outros.