Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental deram início ao projeto "O que nós somos juntos" com uma experiência transformadora no Jardim Botânico de Brasília. A visita pedagógica, acompanhada pelas professoras e coordenadoras, foi um convite à observação consciente e à reflexão sobre o mundo interno e externo.
Inspirados pela Pedagogia Logosófica, os alunos foram incentivados a enxergar a si mesmos como um jardim em constante cultivo, onde valores e virtudes são sementes que, quando bem cuidadas, florescem em bons pensamentos e atitudes nobres. A relação entre o cuidado com a natureza e o cuidado consigo mesmo foi um dos principais aprendizados desse momento especial.
A experiência se aprofundou com um momento musical conduzido pelo professor de música, onde os estudantes cantaram a canção "Jardim", do grupo Música em Família. A melodia e a letra reforçaram o propósito do projeto: cada um é responsável por cultivar o próprio jardim interior, tornando-se uma fonte de bem para si e para os outros. Como ensina a Logosofia:
"Cada um deve cultivar, pois, o bem dentro de si mesmo; este é o maior bem de todos os bens, por constituir-se em uma fonte capaz de prodigar ao semelhante o que necessita." — González Pecotche
A visita não apenas permitiu a apreciação da natureza, mas também fortaleceu os laços de amizade e incentivou a construção de um ambiente mais harmonioso entre os alunos.
Para a equipe pedagógica, a atividade foi um marco essencial no desenvolvimento do projeto:
"O lançamento do projeto foi uma experiência enriquecedora e inspiradora. A visita pedagógica trouxe um significado palpável e sensível, permitindo uma troca valiosa de conhecimentos, sentimentos e reflexões internas." — Carmen Baltar e Rejane Prado
Mais do que um evento pedagógico, essa vivência reforçou a importância da observação consciente como ferramenta de evolução e aprendizado. O projeto "O que nós somos juntos" começa, assim, com um propósito claro: inspirar cada estudante a cultivar o bem dentro de si, para que ele floresça e se expanda além dos muros da escola.