Turno Estendido aprende sobre os ipês e a paciência inteligente

Unidade: Brasília | 29 Oct 2015

Para conhecer de forma lúdica as curiosidades sobre o ipê e aprender com as leis da natureza a cultivar a paciência, a professora Maria Eduarda Carvalho levou os alunos do Turno Estendido para terem uma aula lúdica embaixo de um ipê, dentro da escola.

A professora apresentou diversas curiosidades sobre o lindo ipê branco, as crianças participaram ativamente acrescentando muitas curiosidades sobre o assunto e, ao final da atividade, foi feita uma indagação aos alunos: “Qual o valor poderíamos cultivar após observar a natureza?”, a partir daí a professora começou a analogia sobre a paciência comparada ao ipê.

A docente apresentou os aspectos da árvore e da natureza para a vida, e explicou que devemos cultivar a paciência para chegar os meses de agosto e setembro para os ipês florescerem. Da mesma forma ocorrem muitas situações em nosso dia a dia, nas que precisamos cultivar a paciência.

A professora pediu aos alunos exemplos de situações em que precisam cultivar a paciência e eles responderam: esperar a vez de falar e saber ouvir, saber aguardar o momento de brincar, esperar a sua vez para ser o primeiro da fila e etc.

“A paciência cria a inteligência do tempo, devendo-se entender, é lógico, que nos referimos à paciência de quem sabe esperar. Não há dúvida que, quanto mais se compreende o valor da paciência, tanto maior é a eficácia com que o tempo nos serve.” González Pecotche