5º Ano participa da segunda etapa do Projeto Vida no Colégio Logosófico

Unidade: Goiânia | 3 Jan 2025

No segundo semestre de 2024, as turmas do 5º Ano do Colégio Logosófico participaram da segunda etapa do Projeto Vida. Essa iniciativa teve como objetivo inspirar nos alunos o valor à vida e promover uma compreensão profunda do conceito de vida, alinhada aos princípios logosóficos.

Composto por quatro aulas interativas, o projeto abordou temas essenciais para a transição da infância para a adolescência, proporcionando reflexões e conhecimentos que envolvem tanto aspectos físicos quanto morais e espirituais.

Temas das aulas:

Onde começa a vida?
Na primeira aula, os alunos exploraram o início da vida, o conceito de família e os principais objetivos da existência humana. Por meio de reflexões orientadas, desenvolveram uma compreensão mais ampla sobre a criação do ser humano e seu papel na vida.

Puberdade e adolescência
A segunda aula foi dedicada às mudanças físicas e internas que ocorrem durante a puberdade. O diálogo reforçou a importância de compreender essas transformações para vivê-las com tranquilidade e equilíbrio.

Sistema reprodutor humano
No terceiro encontro, os alunos aprenderam sobre o sistema reprodutor humano, sua função e importância para a perpetuação da espécie. A aula destacou o respeito pelo corpo e a relevância de tratar o tema com conhecimento e responsabilidade.

Encontro com especialista
Na aula final, os alunos receberam a visita da Dra. Denise Miranda, ginecologista, que trouxe informações aprofundadas sobre cuidados com o corpo, higiene, prevenção de doenças e os processos de fecundação e gravidez. A médica ressaltou a beleza da criação humana e a importância do autoconhecimento.

Como culminação do projeto, os alunos receberam o Livro da Vida, Volume 2. Nesse material, tiveram a oportunidade de registrar reflexões sobre o que aprenderam, além de projetarem objetivos para o futuro, com base nos valores assimilados durante as aulas.

O Projeto Vida foi uma experiência enriquecedora que preparou os alunos para os desafios da adolescência. Além de promover conhecimento sobre o corpo e suas transformações, reforçou valores fundamentais como responsabilidade, respeito e o conhecimento de si mesmo.

Essa etapa do projeto destacou a importância de uma formação integral, que considera os aspectos físicos, morais e espirituais do ser humano, capacitando os alunos a enfrentar a vida com serenidade e valorização da própria existência.