Infantil 5 entende o poder da palavra

Unidade: Brasília | 5 Dec 2024

Em determinado momento, as professoras do Infantil 5 perceberam que algumas crianças começaram a utilizar palavras inadequadas no ambiente escolar. Para ajudá-las a entender a importância de escolher bem o que se fala, foi criado o projeto “Colecionador de Palavras”.
O projeto teve início a partir da leitura de um livro com o mesmo nome, que conta a história de um menino que colecionava palavras, registrando-as em cadernos sempre que encontrava algo interessante.
Para dar início à atividade, a professora Luciene Arantes realizou uma conversa sobre o valor que as palavras têm para os seres humanos. Para tornar a atividade estimulante e concreta, ela colocou várias penas dentro de um saco e as soltou, solicitando às crianças que as pegassem. Elas ficaram alegres, pulando de alegria para tentar pegar as penas. O aluno Gabriel F. Cunha percebeu a dificuldade e exclamou: “é impossível pegar as penas”!
Então, foi explicado para as crianças que com as palavras acontece a mesma coisa, uma vez materializadas, não é mais possível devolvê-las para a boca, tal como foi impossível pegar as penas que voaram. As professoras reforçaram a importância da reflexão e do pensar antes de falar.
Alguns dias depois, a turma recebeu a visita da professora e mãe de aluno, Talita Franco. Ela realizou outra roda de conversa para mostrar como as palavras e atitudes moldam os pensamentos e ações. Para ilustrar, Talita trouxe duas caixas, uma continha objetos feios e mal-cuidados, a outra, objetos valiosos, como joias, brincos e relógios, todos com um perfume agradável.
Logo após mostrar as caixas, Talita perguntou: Qual caixa é mais agradável?
A resposta foi unânime: - “A caixa de jóias!” Porque ela tem coisas boas, bonitas e agradáveis de se ver.
Explicou para os discentes que as palavras também devem ser bonitas, agradáveis de se ouvir. Quando se cuida delas, atrai o bem para perto e a pessoa se torna mais gentil.
Para finalizar, as crianças escreveram palavras em uma ficha de papel, que foram fixadas no mural da sala, para lembrar, constantemente, que devem cuidar da mente e fazer o esforço de emitir somente palavras de bem.
O projeto ainda está em andamento. Frente ao entusiasmo das crianças, a professora Nathana Magalhães está instigando os alunos e trazendo novas palavras, para que eles possam ampliar o vocabulário e saber o significado das mesmas. Trabalhou a palavra obsequiosidade e verborragia. As crianças vibraram ao saber que é verborrágico o ser que não domina o dom da fala, ou seja, fala em excesso, e que é uma deficiência psicológica.
Através dessa atividade, as crianças puderam visualizar e compreender o impacto das palavras na suas vidas e nas dos outros, e a necessidade de refletir antes de falar. Elas também entenderam que palavras ditas de forma impensada podem ter consequências duradouras e que é importante refletir antes de falar.