Certo dia, uma aluna do Infantil 5 trouxe uma pérola para sala. Todos ficaram muito interessados em saber como elas são produzidas. Logo, ela respondeu: “A pérola surge quando entra uma sujeira na ostra que transforma a sujeira em pérola”. A professora destacou que em nossa vida, podemos aprender a fazer esforço para transformar algo simples em um lindo valor, assim como a areia em pérola. Aprendemos que a pérola é muito valiosa e linda, que podemos fazer colares, brincos e anéis com ela.
A conversa foi ficando cada vez mais interessante. A professora perguntou: Em nossa vida podemos transformar algo que não nos faz bem, em algo que nos agrada? A resposta foi unânime, claro que sim! Mas, como? As crianças começaram, então, a observar pensamentos e atitudes que não são bons e tentar mudá-los para aqueles que as deixam mais felizes. Combinamos que todas as vezes que conseguirem mudar uma atitude, ganharão uma pérola para formarem um colar, simbolizando todo o esforço.
As professoras manifestaram: “Estamos muito animadas com esse propósito e já começamos a nos movimentar para melhorar e conquistar as nossas pérolas junto com a turma!”