Na Educação Infantil, ao longo dos anos, temos inserido nas atividades escolares, os projetos pedagógicos, por se tratar de uma atividade lúdica. Durante os projetos, as crianças são estimuladas a realizar pesquisas e a apresentar, para os colegas, o que aprenderam, ampliando os conhecimentos e aprendendo de forma prazerosa.
Como próximo projeto, a turma do Infantil 2, juntamente com a professora Daniely Kris, escolheu como tema, o brincar, uma atividade fundamental na vida das crianças, que proporciona aprendizado, desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas, entre tantos outros benefícios.
A turma lançou o projeto com uma atividade especial no pátio da Educação Infantil. Este projeto pedagógico visa estimular o aprendizado das crianças de forma lúdica, desenvolvendo habilidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas.
Durante a atividade, foram trabalhados elementos logosóficos como o cultivo da paciência, saber compartilhar, amizade e esforço. O projeto foi guiado pelo trecho logosófico de González Pecotche: “Quem pensa nessa criança e a contempla através de suas recordações, observando-a em suas brincadeiras, em seus pensamentos, em suas inclinações e em sua inocência, verá quanto tem que aprender com ela e quanto lhe deve; mais ainda: quanto deveria conservar daquele pequeno ser para que hoje, grande em tamanho e em idade, lhe seja permitido experimentar, ao menos, algumas daquelas inocentes, porém gratas sensações que brindaram à sua vida as melhores horas.”
O objetivo da atividade foi demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos, compartilhar objetos e espaços, e explorar formas de deslocamento no espaço, como pular, saltar e dançar, combinando movimentos e seguindo orientações.
Para o lançamento do projeto, os pais da aluna Clarice Diva, Senhor Gabriel dos Santos e Senhora Mariana Camargo, foram convidados a promover um momento de brincadeiras com temática circense. Eles montaram uma estrutura onde as crianças puderam se equilibrar, pendurar, andar com perna de pau, fazer malabares e mágicas com bolinhas, tudo ao som de músicas alegres e animadas.
As crianças soltaram a imaginação, associando diversão com aprendizado. Diferentemente de outros esportes, o circo promove a colaboração em vez da competição.
A atividade foi alegre e divertida, instigando a imaginação e a vontade de aprender. Os pequenos se esforçaram para realizar movimentos desafiadores e praticaram a paciência e a tolerância ao aguardarem sua vez para brincar.
O lançamento do projeto “Explorando o Mundo por Meio do Brincar” foi um sucesso, proporcionando um ambiente de aprendizado prazeroso e significativo para as crianças do Infantil 2.