Infantil 4 estuda, na prática, as Leis Universais

Unidade: Brasília | 11 Sep 2024

O tema anual escolhido para o desenvolvimento dos diversos projetos escolares, pelo Sistema Logosófico de Educação, é: “Natureza, a primeira mestra do ser humano”. Para a Pedagogia Logosófica, a natureza contém uma infinidade de ensinamentos, indispensáveis para o aprendizado de todos. Em um dos trechos, afirma o autor da Logosofia e idealizador desta pedagogia: “Duas coisas são necessárias para reconstruir imediatamente todos os livros que existem e se tivesse destruído: a Natureza, que é o livro maior que há no Universo, e uma mente que perceba e possa transmitir aos demais as imagens que dele capte...”.
Juntamente com o tema natureza, o Infantil 4 estudou sobre as Leis Universais, que são as leis que regem tanto a vida humana como a cósmica e, ao conhecê-las, a turma entendeu que deve respeitá-las e atuar de acordo com os seus ditames.
Após trabalharem o conceito de Leis Universais, as crianças estudaram, de forma mais detida, quatro importantes leis, que são: a lei de herança, a lei de evolução, a lei de movimento e a lei do equilíbrio.
A turma do Infantil 4 iniciou o estudo desta temática, principiando pela lei do equilíbrio. As docentes Cristiane Bastos e Mariana Silva conduziram a turma até o gramado e realizaram uma conversação trazendo, primeiramente, o conceito comum de lei. Elas exemplificaram trazendo atividades sobre as leis de trânsito e o porquê de elas existirem.
As crianças participaram da conversa de maneira entusiasmada, trazendo seus conhecimentos sobre o assunto. A aluna Maria Helena falou que as leis de trânsito ajudam a organizar e manter a ordem.
Em seguida, a turma foi para a área externa do colégio e as professoras pediram para os pequenos observarem diversas árvores frutíferas, com o intuito de iniciar o conceito logosófico de lei universal, pois elas regem todos os processos da criação. Fizeram a seguinte pergunta: vocês conseguem ver alguma manga madura? A resposta foi unânime, pois não havia frutos, apenas flores e mangas bem pequenas. Então, as docentes explicaram que as leis universais regem todos os processos da criação, são a vontade do Criador, e que as flores e os frutos viriam no momento certo, cumprindo o processo da natureza.
Depois disso, foi a hora das atividades práticas. As professoras pediram para que os alunos se equilibrassem apenas em uma perna. Foi difícil para alguns, mas outros conseguiram manter o equilíbrio por um tempo. Posteriormente a turma se reuniu no pátio e foi entregue para cada criança um pião feito de tampa de garrafa pet, com a seguinte proposta. Eles deviam brincar com o peão e observar o seu movimento.
Neste momento as docentes perguntaram: vocês perceberam que quanto mais movimento, maior foi o tempo de equilíbrio do peão? A professora prosseguiu dizendo que o mesmo acontece com a inteligência humana, quanto mais ativada e em funcionamento, ou seja, em movimento, a vida interna e externa atinge maior equilíbrio e harmonia.
As crianças assimilaram muito bem os conceitos trabalhados e se divertiram ao brincar com o pião. O fato de ter sido uma atividade prática favoreceu o interesse e a compreensão do conceito.
Eles compreenderam, na prática, que existe uma lei universal que cuida para que tudo aconteça em seu tempo certo. Elas experimentaram de diversas formas o equilíbrio (equilíbrio dos processos, equilíbrio na convivência, equilíbrio gerado pelo movimento constante).
Foi um momento muito divertido em que as crianças puderam trabalhar, de forma prática, o conceito de Lei de Equilíbrio, buscar recursos, na natureza, para trabalhar os conceitos logosóficos e tornar o ambiente da sala de aula harmônico e feliz, por meio do equilíbrio.