Infantil 4 estuda sobre Povos Indígenas

Unidade: Brasília | 16 Jul 2024

No Colégio Logosófico, o Infantil 4 vivenciou o momento cívico, atividade que acontece, quinzenalmente, às sextas-feiras, momento em que os alunos apresentam para as famílias e para os colegas um número sobre uma determinada temática que estão vivenciando na sala de aula. A apresentação pode ser por meio de uma música, de um jogral, de um poema, etc.
O dia marcado para a atividade do Infantil 4 foi dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas. De imediato, a turma pensou em evidenciar a data.
Para suscitar a curiosidade das crianças em torno do tema, houve uma conversação sobre curiosidades sobre os Povos Indígenas. Os alunos ficaram entusiasmados e manifestaram a vontade de aprender mais sobre eles. As professoras, então, escolheram uma música alusiva aos Povos Indígenas para a Hora Cívica e o assunto se tornou um grande projeto de pesquisa, que será vivenciado durante todo o 2º trimestre.
Para a abertura do projeto, a turma fez um passeio pelo Memorial dos povos indígenas. Eles foram recebidos pelos indígenas representantes das tribos Guarani e Pataxó. Durante a atividade, contaram sobre as suas histórias e apresentaram diversos aspectos da sua cultura, como exemplo: danças e rituais, tipos de cocares, além da preservação do meio ambiente.
Foi uma excelente atividade. A visita proporcionou às crianças um contato direto com a diversidade cultural, além de incentivar o cultivo do respeito pela pluralidade étnica, desde pequenos. Os guias indígenas responderam a várias perguntas feitas, tratando sobre a origem dos seus nomes, sobre a alimentação, as brincadeiras, etc, ampliando assim os conhecimentos da turma.