5º Ano aprende sobre colaboração e harmonia estudando sobre as abelhas

Unidade: Cidade Nova | 10 Jul 2024

A fim de ampliar o exercício de observação da natureza e extrair para a própria vida um aprendizado, os alunos do 5º Ano realizaram um rico estudo sobre as abelhas. As professoras Júnia Beltrão e Raquel Almeida refletiram com as crianças sobre o que elas poderiam aprender com o modo de vida das abelhas.

Colaborar uns com os outros para uma boa convivência foi uma das respostas dadas, além de observarem que as abelhas realizam suas tarefas com iniciativa e harmonia.

As professoras propuseram, então, um desafio para a turma: que eles planejassem um esforço individual para colaborar com toda a turma e, também, com o ambiente do colégio. O objetivo seria colaborar com iniciativa e autonomia, sem que as professoras precisassem recordá-los de seus propósitos a todo momento.

Cada aluno anotou uma atitude ou um valor para cultivar durante a manhã de aula e, ao final do horário, avaliaram se o objetivo havia sido alcançado ou não. Cada criança fez seu registro em seu Caderno da Vida.

Ao final desse estudo, os alunos concluíram que os esforços individuais colaboram com um ambiente mais harmônico e feliz para todos.