Infantil 3 cultiva atenção com a brincadeira "Coelhinho sai das Formas"

Unidade: Cidade Nova | 21 Jun 2024

Para estimular a concentração e aprender a identificar e nomear as formas geométricas, as professoras Regina Corrêa e Jéssica Reis convidaram os alunos da turma do Infantil 3 para uma brincadeira estimulante: "Coelhinho sai das Formas".

Para essa atividade, as docentes desenharam no chão diversas formas geométricas: círculos, quadrados, triângulos e retângulos. Em seguida, convidaram cada criança a se posicionar dentro de uma das formas dispostas no campinho.

A dinâmica começou com a explicação de que, toda vez que as professoras dissessem "coelhinho sai das formas", os alunos deveriam trocar de forma geométrica. E assim a brincadeira começou: a docente dava o sinal e todos corriam, mudando de forma.

Após a troca, a professora lançava a pergunta: "Quem está no _____?", mas ao invés de falar o nome da forma, ela desenhava com seu corpo as variadas formas geométricas dispostas no chão. Foi um estimulante desafio!

Para identificar rapidamente a mímica que a docente fazia da forma geométrica e reconhecer se estavam ou não dentro de uma toca daquela forma, os alunos tiveram que se manter concentrados e atentos aos comandos.

Foi uma atividade estimulante e desafiadora, vivida com grande alegria por todas as crianças, e que favoreceu o cultivo da atenção, importante capacidade para uma vida rica em aprendizados e realizações.