Sentimentos e imaginação, um exercício nas brincadeiras de criança

Unidade: Florianópolis | 6 May 2024

O brincar proporciona que a criança possa ter percepções sociais, socializar, aprender sobre si mesma e sobre as coisas que a rodeiam, como também desenvolvem habilidades necessárias para se mover frente ao mundo.

A turma do Infantil 3 B ainda está em processo de adaptação, pois estão vivendo uma nova fase, mudaram de professoras, de sala e também estão conhecendo amigos novos que chegaram este ano em nosso Colégio. Em uma das tardes, as professoras organizaram no espaço do Jardim Sensorial um cantinho com fogão de papelão, mesinha, brinquedos de fazer comidinha e areia em potes para que as crianças pudessem brincar de algo que elas gostam muito: Fazer comidinha. Colocaram a mão na massa fazendo bolo de chocolate, arroz, feijão e muitas outras comidinhas criadas pela imaginação das crianças.

Nos momentos da brincadeira as crianças além de experimentarem as sensações que a água causa, puderam também experimentar a sensação da areia misturada com água e imaginar que estavam brincando de fazer bolo, estimulando também o desenvolvimento sensorial, se divertindo muito. Enquanto exercitavam muitas habilidades, manifestavam também o sentir: “ Prof eu to fazendo um bolo pro meu papai, Prof eu to fazendo arroz”.

Estas atividades além de serem muito divertidas, proporcionam que as crianças possam ir aprendendo a compartilhar brinquedos e espaços, além de fazer com que sintam nestas atividades a alegria de projetar imagens dentro da realidade. 

 

 “Quando se projeta fazer tal ou qual coisa, deve-se conservar, e até aumentar, o entusiasmo que animou o projeto” - Pedagogia Logosófica