1º Ano inicia o Projeto Literário "Conhecendo A Natureza Com João do Urso Filho”

Unidade: Brasília | 5 Apr 2024

A abertura do projeto "Conhecendo A Natureza Com João do Urso Filho” ocorreu com uma prazerosa brincadeira de caça ao tesouro. Foi uma atividade em que o 1º Ano pôde brincar e aguçar a curiosidade em relação ao que seria o tesouro encontrado no final da brincadeira.

As crianças deveriam seguir pistas que foram espalhadas pela escola. Elas leram as dicas para os outros colegas e juntas saíram à procura do tesouro! Quantos desafios foram superados! A cada nova pista, um mistério a desvendar. Juntos pensavam, colaboravam e desfrutavam da alegria vivida por concluírem mais um desafio.

A brincadeira do caça ao tesouro não tinha como objetivo apenas chegar ao final, mas vivenciar partes da história, assim como o cultivo da amizade do grupo, colaboração mútua e formação de vínculos.

Ao final da caçada, encontraram lindos coelhinhos que guardavam o tesouro muito importante: O livro do projeto de leitura.

As crianças ficaram encantadas ao descobrirem que o guardião do tesouro era um animalzinho tão especial. Mas por que um coelho?

Esse animal foi escolhido por ser um bichinho criado na fazenda (cenário da história do livro) que eles pudessem também acariciar, observar e aprender com ele.

Imediatamente surgiu a pergunta: Qual valor podemos aprender com o coelho? Cada um trouxe um elemento e juntos traçaram um objetivo a ser conquistado pela turma: serem suaves e agradáveis como a pele do coelho.

Cada aluno recebeu o seu exemplar do livro João do Urso Filho, embalado em papel de presente dourado. Foi muito divertido!

O projeto literário irá contribuir na formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes em relação aos devidos cuidados que devem ter com a natureza. Além de ensinar valores que devem cultivar em suas vidas e com as outras pessoas.
As crianças estão muito animadas com as próximas atividades!