Descobrindo o segredo da caixa misteriosa

Unidade: Florianópolis | 3 Apr 2024

A turma do 2º Ano / 2023 aprendeu nas aulas de Língua Portuguesa sobre o gênero textual: história de suspense. 

Uma certa tarde quando as crianças chegaram na sala se depararam com uma cortina de TNT que cobria uma mesa, e em cima da mesa uma caixa com um embrulho muito bonito e três envelopes que continham algumas dicas. 

Na medida que foram chegando, as crianças começaram a perguntar para as professoras o que havia na caixa. As professoras começaram a falar que era algo de muito valor, que sem aquilo que estava na caixa a turma do 2ºano não seria a mesma, que não tinha dinheiro no mundo que pagasse o que continha lá dentro, e na medida que o tempo foi passando a curiosidade foi aumentando.

Então, em um certo momento da aula as professoras entregaram para as crianças a história que estava relatando o que elas estavam vivendo, e como era uma história de suspense teria um mistério para ser descoberto: “O que teria dentro da caixa?”. Três crianças foram sorteadas para pegarem os envelopes com as dicas e manusearem a caixa e relatarem para os colegas o que achavam que tinha dentro da caixa. 

Dica 01: “Prestem muita atenção para as dicas que vamos dar! Dentro desta caixa há algo de muito valor, impossível de mensurar. Tem grandes e tem pequenos, e muitas vezes estão com cores variadas, com eles podemos aprender muitas coisas e muitas vezes damos boas gargalhadas.”

Dica 02: “Prepare o seu coração para esta grande descoberta, a grande revelação virá na hora certa.” 

Dica 03: “Foi mais de uma pessoa que preparou esta surpresa. Nesta caixa misteriosa contém muita beleza.” 

Após a leitura das dicas surgiram algumas hipóteses, tais como: “são livros”, “pedras”, “acho que são álbuns com as nossas fotografias desde quando nascemos”. 

Então as professoras foram chamando as crianças uma de cada vez para descobrirem o que tinha dentro da caixa misteriosa e depois registrarem o que viram e o que sentiram. Cada criança que se levantava as professoras diziam: “Recorde que é algo de muito valor para turma do 2ºano, sem isso nossa turma não seria a mesma.”

Para a surpresa de todos, o que tinha dentro da caixa era um espelho e quando as crianças abriam elas se viam lá dentro. Foi um momento muito especial e sensível onde o objetivo além de aprender sobre o gênero textual história de suspense, era fazer com que as crianças se sentissem queridas e importantes naquele espaço que elas ocupam todos os dias, e que gerassem muitos estímulos no cultivo da alegria, do entusiasmo e da boa vontade para tornar o ambiente da sala de aula cada dia melhor. 

“A tarefa de aperfeiçoamento deve abranger toda a existência, já que é uma obra eterna e a mais preciosa que o homem pode executar. Conforme se avance nela, será dado beneficiar-se e contribuir para o progresso da civilização humana.” Pedagogia Logosófica