Explosão de cores no 2º Ano do Ensino Médio 

Unidade: Funcionários | 2 Apr 2024

A aula prática no laboratório de Química do 2º Ano do Ensino Médio teve uma abordagem maravilhosa. As professoras Fabiana Costa e Ward Lauar vincularam o tema anual “Natureza, a primeira mestra do ser humano” com os estudos que estão realizando.

Usaram repolho roxo, cujas folhas, quando mergulhadas em água quente, liberam uma substância chamada antocianina e formam um líquido roxo de extrema beleza. As antocianinas do repolho roxo são identificadoras de substâncias ácidas e básicas. E olha que interessante... a natureza nos revelando as propriedades das substâncias... tudo a ver com o tema anual.

O líquido roxo do repolho foi usado para verificar se alguns alimentos eram ácidos ou básicos. Testaram o leite, o suco de limão, o refrigerante e o vinagre e não pararam por aí, testaram amostras de outros produtos do nosso cotidiano como o detergente, sabão em pó e o amoníaco. Os alunos amaram, |pois o líquido roxo pode apresentar diversas variações de cores conforme o pH das substâncias. Vejam a escala abaixo.

Escala de cor extrato de repolho roxo

Vermelho Rosa Lilás Roxo Azul Verde Verde claro Amarelo
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Os alunos descobriram que o leite, embora tenha a ideia popular de que combate azia, na verdade intensifica a acidez estomacal. Isso porque o leite pode variar o pH entre neutro e levemente ácido. Ou seja, o leite não diminui a azia. O que ocorre é que geralmente se toma o leite gelado, o que provoca um frescor na sensação de queimação da azia.

Na aula seguinte, os estudantes receberam uma amostra de ácido clorídrico e outra de hidróxido de sódio e aprenderam a pipetar, com o uso dos instrumentos do laboratório, o hidróxido de sódio no ácido clorídrico. A conversa girou em torno das reações de neutralização. Na amostra de ácido clorídrico, novamente, foi colocado o líquido roxo e inicialmente apresentou já a cor rosa, depois ao pipetar alguns mililitros do hidróxido de sódio, a cor foi mudando para lilás, roxo, azul, verde, verde claro e amarelo. Os alunos se encantaram ao ver as mudanças das nuances das cores.