3º Ano realiza o Projeto Simpatia

Unidade: Uberlândia | 27 Mar 2024

Para dar início ao projeto, que leva o nome da turma, “Simpatia”, e faz relação com o tema da agenda de 2024 “Natureza, primeira mestra do ser humano”, as professoras trouxeram um pequeno vídeo, que mostrava uma borboleta se aproximando de uma flor.

Depois de assistir ao vídeo, foram trazidos alguns questionamentos:

-Como a flor atrai as borboletas?

-Nós, seres humanos, o que podemos atrair?

-Como podemos atrair amigos?

As crianças participaram bastante e, entre as manifestações, trouxeram:

-Podemos atrair bons pensamentos,

-Podemos atrair amigos,

-Podemos atrair pessoas legais.

-Para dar continuidade e vincular com o tema simpatia, a turma fez um experimento. Em grupos, as crianças receberam ímãs e clipes de papel e foram instruídas a brincar e fazer uma observação atenta e inteligente.

Depois de algum tempo experimentando de diversas formas com os clipes e ímãs, elas trouxeram suas observações: o imã pode atrair vários clipes de uma vez; os imãs grudam quando estão virados de uma forma, mas se viramos ao contrário, não gruda mais; podemos unir os clipes e formar um colar de clipes gigante!

Fazendo uma analogia com o que as crianças observaram, as professoras ensinaram que, quando cultivamos a simpatia, é possível atrair pessoas e bons amigos, podendo ficar rodeados de pessoas legais ao lado. Assim como o que aconteceu quando as crianças reuniram os clipes para formarem a corrente gigante.

Os alunos também puderam observar que quando não são simpáticos, acontece o mesmo que observaram com os imãs virados com os lados opostos: repelem a oportunidade de receber bons amigos, afeto e pessoas simpáticas.

As atividades, além de divertidas, surtiram efeito: as crianças ficaram animadas para atrair para si a simpatia e aumentar cada vez mais sua corrente de amizades!