4º ano realiza experiência prática e reflete sobre sua importância para aprender!

Unidade: Chapecó | 27 Mar 2024

Na busca por promover uma compreensão mais profunda dos conceitos de água tratada e filtrada, a Professora Layana Mantelli levou os alunos do 4º ano a embarcar em uma experiência prática: construir filtros artesanais.

Essa iniciativa não apenas proporcionou uma compreensão mais tangível do processo de purificação da água, como também destacou a importância da aprendizagem através da prática.

Após a prática, os alunos fizeram uma análise reflexiva de sua experiência para procurar compreender o que deu certo e o que deu errado. Ao avaliar a experiência, alguns alunos observaram que enfrentaram dificuldades. Um aluno compartilhou em seu relatório: "O meu não funcionou porque não ficou tão estruturado. Mas eu gostei de tudo!" Essa análise demonstra não apenas a capacidade de identificar os erros, mas também a disposição para aprender com eles, refletindo um aspecto fundamental da vida: o processo de aprendizagem muitas vezes envolve tentativa e erro, mas é essencial identificar e corrigir os equívocos para aperfeiçoar o processo.

Outro aluno, ao produzir seu relatório, expressou sua satisfação com o projeto: "Eu amei a montagem e o produto final. Agora estou filtrando água que sujo em casa”.

Para a Professora Layana, regente da turma, “a atividade ressaltou a necessidade de experiências práticas na aprendizagem. Através dessa abordagem, os alunos não apenas absorveram conceitos teóricos, mas também desenvolveram habilidades de resolução de problemas e reflexão que que vão colaborar em suas jornadas educacionais e na vida!”.