Estudo e prática em equipe na aula de Matemática

Unidade: Chapecó | 27 Mar 2024

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental 2 finalizaram os estudos sobre o Conjunto dos números racionais - realizando as transformações de frações para decimais e decimais para frações.

Por fim, ao estudar frações de quantidade, a Professora regente da disciplina de Matemática, Angélica Elis Heineck, propôs um desafio para os alunos realizarem em pequenos grupos.

Fazer uma investigação realizando uma atividade prática na cozinha! Utilizando uma receita de bolo de cenoura, os estudantes deviam definir as quantidades da receita através de um cálculo de fração de quantidade.

Nos pequenos grupos, na Cozinha Experimental, observava-se o movimento dos alunos, tanto no aspecto físico, como mental: compartilhar o conhecimento no grupo, pensar na melhor solução matemática, definir as funções de cada um dentro da equipe para a confecção do bolo, organizar-se com os ingredientes, saber ouvir, respeitar, estar atento para finalizar a atividade!

E por fim, aliado ao aprendizado e à avaliação da experiência, desfrutar de bons momentos com os colegas, saboreando os bolos preparados por eles mesmos.