O "sobe e desce" da densidade, no 1º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários | 26 Mar 2024

Nas aulas de Química do 1º Ano do Ensino Médio, dentro do laboratório, muitas descobertas acontecem, favorecendo o aprendizado efetivo. Dessa vez, o procedimento foi executado em duas partes.

Na primeira, os estudantes observaram uma lâmpada de “lava” que normalmente é comercializada em lojas para decoração. Em seguida, adicionaram um comprimido efervescente em uma mistura de água com corante e óleo. O efeito observado na mistura foi similar ao efeito da lâmpada de lava, ou seja, bolhas subindo e descendo. No entanto, os fenômenos são distintos, sendo o primeiro físico, devido ao distanciamento das partículas e o outro, uma reação química, com a formação de um gás. Tanto na lâmpada de lava quanto na mistura, o conceito de densidade pode ser verificado.

Na segunda parte, os estudantes observaram o sobe e desce de chicletes em uma mistura de vinagre com solução de bicarbonato de sódio. Nessa parte, também, o conceito de densidade foi importante para explicar o fenômeno observado. A observação, unida ao conhecimento, permite-nos enxergar o que se passa ao nosso redor e, consequentemente, amplia nossa vida.