2º Ano do Ensino Médio no laboratório de Química

Unidade: Funcionários | 25 Mar 2024

Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, no laboratório de Química, precisavam reconhecer a ocorrência de reações químicas por meio de uma experiência que se dividia em três partes. Nas duas primeiras, eles colocaram magnésio dentro de um balão e carbonato de cálcio em outro.

Em seguida, colocaram, em dois tubos de ensaio, um quarto de ácido clorídrico. A expectativa era que a boca de cada balão fechasse o tubo de ensaio para virar o conteúdo e, assim, reagir com o ácido clorídrico. Dessa forma, seria possível observar a reação em um sistema fechado.

Os alunos ficaram encantados com as reações que produziram gases e encheram os dois balões. Eles analisaram as reações por equações químicas para descobrir quais eram os gases presentes em cada balão.

Na terceira parte do experimento, os alunos aproximaram os balões da chama de uma vela. Um dos balões deu um grande estrondo e o outro apenas apagou a chama. Com esses resultados, descobriram que um gás era inflamável, o gás hidrogênio, e outro era o gás carbônico. A professora relacionou o experimento com o uso dos extintores de incêndio, que possuem gás carbônico para apagar as chamas. Os experimentos favorecem a assimilação do conhecimento à vida, vinculando-o a outros aspectos de nosso dia a dia.