4º Ano estuda as lentes de aumento e as atitudes que podem também ser observadas

Unidade: Brasília | 7 Jul 2023

Nas aulas de Ciências, a turma do 4º Ano está estudando sobre a invenção do microscópio e a importância das lentes de aumento para a ciência e para a humanidade. Além de como essas lentes auxiliaram em grandes movimentos de bem para a descoberta de doenças e manipulação de microrganismos, promovendo mais saúde e bem-estar.

Nesse sentido, foi lançada a ideia de criar uma lente de aumento utilizando materiais recicláveis. Mas como isso seria possível?
Pesquisando, a turma descobriu que com um pedaço de plástico retirado da curvatura de uma garrafa PET lisa e transparente e um pouco de água, pronto! Uma lente de aumento estava pronta.

A professora convidou as crianças a observarem os pequenos detalhes de uma folha, de um inseto e do rótulo da garrafa de refrigerante. Rapidamente identificaram que, usando a lente, era muito mais fácil enxergar os detalhes dos objetos.

Nesse momento, sob a jabuticabeira, os alunos observaram cada detalhe da árvore. A professora perguntou aos alunos se existia alguma lente de aumento que desse para ver dentro do mundo interno. Perguntou também se existia algum recurso que ajudasse a ver melhor, de forma ampliada, os pensamentos presentes na mente.

As crianças ficaram pensativas. Facilmente concluíram que não existe um instrumento, como o microscópio, para ajudar a se conhecer.
A professora trouxe que todos possuem vários recursos que podem funcionar como lentes de aumento em sua mente. Seguindo com a reflexão a professora trouxe a pergunta ao intercâmbio: Para conhecer melhor a jabuticabeira, o que usamos?

As respostas vieram: uma garrafa, água, esforço, dedicação, atenção, observação, estudo, pesquisa, anotações, a inteligência.
As professoras então trouxeram que esses recursos os ajudaram a conhecer mais a jabuticabeira e internamente eles também podem ser usados. Observar os próprios pensamentos com o mesmo grau de atenção, dedicação, observação ajuda a identificar os pensamentos que estão na mente. O estudo, registros e pesquisas ajudam a classificá-los em bons ou ruins, próprios ou alheios e a conhecer suas naturezas.
Se é usada a lente de aumento da inteligência antes de agir, é possível enxergar melhor cada pensamento que está na mente, observar se é um pensamento do bem ou não e, assim distingui-los para, então só depois de escolhido, virarem atitudes. A lente da inteligência é indispensável na vida de todos.