5º Ano realiza variadas experiências envolvendo o conceito de reação química

Unidade: Uberlândia | 23 Aug 2015

O Projeto Estudar: a capacidade de estudo é o que engrandece os povos é um projeto idealizado pela coordenadora do Ensino Fundamental Larissa Arantes, que tem como principal objetivo estimular as crianças na busca pelo conhecimento. Institucionalizado pelo Colégio Logosófico – Unidade Uberlândia, esse projeto é realizado anualmente nas turmas do Ensino Fundamental, por etapas.

Por que é importante estudar e Estímulo à leitura: o quê e como ler foram etapas já realizadas ao longo do primeiro semestre letivo. Nesse momento, está em desenvolvimento a etapa Formas de estudar, na qual cada turma pôde escolher, ao gosto dos alunos, um tema a ser estudado em conjunto. A Turma da Gratidão (5º Ano) optou por estudar as transformações químicas.

Para tanto, sob a orientação da coordenadora Larissa Arantes, as crianças refletiram e elencaram diversas maneiras pelas quais poderiam ampliar seu conhecimento sobre as transformações químicas. Assim, a turma realizou pesquisas em livros científicos, enciclopédias e sites especializados no assunto; assistiu a um emocionante vídeo sobre as transformações químicas que aconteceram no Universo e permitiram o surgimento da vida; realizou uma entrevista com a engenheira química Adriana Bernardes e, agora, está realizando uma série de experiências químicas selecionadas pelos alunos.

“O conhecimento é estimulante. Essa é uma grande verdade que nos apresenta a Pedagogia Logosófica, a qual temos comprovado com clareza enquanto se desenvolve o Projeto Estudar.  As crianças da Turma da Gratidão estão encantadas pelo saber, se sentem felizes ao adquirir um novo conhecimento e estão bem dispostas a aprender”, declarou a professora Talita Franco.

Leia alguns depoimentos dos alunos:

Anna Laura Miro Babo: “Aprendi que as transformações químicas são diferentes das físicas. Foi muito legal realizar as experiências! Dá vontade de estudar mais.”

Maria Fernanda Rezende Araújo: “Aprendi que as transformações químicas estão em todo lugar, desde as transformações químicas sofridas pelas estrelas e que criaram os elementos que hoje nos formam. Estou me sentindo feliz e com vontade de aprender mais.”