Muitas pessoas acreditam que poema e poesia são sinônimos, mas, apesar de estarem relacionados, eles são diferentes. A turma do 6º Ano, nas aulas de Produção de Texto, descobriram que a grande diferença entre os dois é a estrutura e o conteúdo. Isso porque o poema é uma estrutura textual, que pode ser escrito em versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Por outro lado, a poesia diz respeito ao conteúdo do texto. Sendo assim, a poesia é caracterizada pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza. Ou seja, o poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Enquanto isso, a poesia é um gênero lírico verbal ou escrito, presente em narrativas, prosas, poemas, pinturas, filmes.
Em resumo, a palavra poesia é derivada do grego poiesias, que significa “atividade de produção artística” ou “criar” e “fazer”, ou seja, a poesia não está só no poema, mas se manifesta de diversas formas. Por exemplo, a poesia pode estar em paisagens e objetos. Portanto, a poesia não se limita à escrita.
Nesse viés, a professora convidou os alunos a produzirem poemas e, em seus poemas, utilizarem a linguagem poética. Recursos como métrica, uso de rimas, assonâncias e aliterações enriquecem os trabalhos garantindo maior expressividade aos textos. Após a produção, foi confeccionado um lindo varal poético.