Alunos do 5º Ano realizam trabalho de campo em Ouro Preto

Unidade: Cidade Nova | 22 Aug 2015

Os alunos do 5º Ano realizaram um trabalho de campo para ampliação dos estudos sobre o ouro em Minas Gerais e a agricultura do café. O roteiro incluiu alguns dos distritos de Ouro Preto, como Cachoeira do Campo, Glaura e Santo Antônio do Leite.

Recebidas de forma acolhedora, com um café típico de Minas, na praça da Matriz de Santo Antônio as crianças aprenderam muito com a visita guiada à primeira igreja construída no local e após conhecerem o processo artesanal e histórico dos doces que tem a receita tombada pelo patrimônio histórico.

O contato com objetos da época do Brasil Colônia em uma venda que persiste até os dias de hoje, em Ouro Preto, despertou muito interesse nas crianças que fizeram perguntas e ouviram  curiosidades, desta época da história, contadas pelo professor Alex.

Em Santo Antônio do Leite, na pousada Mirante do Café, a turma do 5º Ano pode ver de perto todo o processo de produção do café, do plantio até o beneficiamento final, quando o café vai para o consumidor.

Ao voltar para a escola, no final do dia, as crianças levavam consigo muitas informações, observações e conhecimentos sobre o tema já estudado em sala de aula.

O contato com a natureza e com uma parte da história do Brasil que está preservada em Ouro Preto, encantou as crianças e tornou mais vivo e real  o saber sobre a nossa pátria, em especial sobre o nosso Estado, através deste trabalho de visita a estes distritos onde ocorreu o auge do ouro no tempo do império.