Alunos do 6º ao 9º Ano realizam viagem interdisciplinar

Unidade: Brasília | 22 Aug 2015

Nos dias 14 e 15 de agosto, alunos e professores da Unidade Brasília estiveram na cidade de Paracatu – Minas Gerais. Esta viagem fez parte de um projeto em que todas as disciplinas se unem em um estudo de um mesmo objeto; neste caso: a própria cidade de Paracatu. Esta atividade é realizada há 21 anos e recebe o nome de Projeto Interdisciplinar.

Os alunos estudaram a história de povoamento e colonização de Paracatu, sua economia, culinária, principais pontos turísticos, personalidades locais, etc. Depois, in loco, puderam confirmar e ampliar o estudo prévio.

Em Paracatu, alunos e professores visitaram a Coopervap (fábrica de laticínios), observaram e aprenderam mais sobre o barroco durante um passeio pelo Centro Histórico, tiveram uma palestra que enfatizou a importância das florestas para o ciclo da água e, em uma conversa com uma historiadora, ampliaram seus conhecimentos acerca da história da cidade.

Todos desfrutaram, ainda, de agradáveis momentos de lazer no hotel. Houve momento para brincadeiras na piscina, na mesa de sinuca, na quadra de vôlei de areia, entre outros.

Na noite de sexta, os alunos mostraram suas habilidades em um show de talentos muito animado e dançaram bastante ao som de um DJ. “Voltamos para casa com a bagagem cheia de aprendizados para a vida!”, disseram os alunos.

Confira alguns depoimentos:

“Eu achei a viagem educativa e interessante. Aprendi que o leite, antes de ser processado, tem que passar pelo laboratório para análise. O leite não pode ter muita água ou antibiótico. Os professores fizeram uma festa muito legal.” Tiago Rezende, 6° Ano.

“A viagem foi bem legal. Eu aprendi que existem rios voadores na Amazônia. Eles são formados pelo vapor que saem das árvores e que viram chuva na região centro-oeste e sudeste.” Patrícia Tavares, 6° Ano

“A parte do ônibus foi muito massa! O professor Anderson é muito divertido, ele fez várias brincadeiras na viagem de ida.” Danilo Barreto, 6° Ano

“Eu aprendi bastante sobre a história da Paracatu lá na Casa de Cultura. E a parte mais legal da viagem foi a festa de sexta à noite.” Luis Gustavo Melo, 7° Ano