O signo linguístico é a relação que se estabelece entre um significante e um significado, segundo Ferdinand Saussure, considerado o pai da linguística moderna. O significante é entendido como a imagem acústica de uma palavra, isto é, a representação sonora de uma palavra. Já o significado é o conceito que se tem da palavra, ou seja, a realidade que a palavra representa.
O significante e o significado formam um signo, que se une a outros signos, compondo um sistema. Desse modo, um signo se valoriza na relação com os outros. Partindo desse pressuposto, temos que o signo linguístico é concebido como um elemento representativo, constituindo-se de dois aspectos básicos: o significante e o significado, os quais formam um todo indissolúvel.
Munidos de tal conceito e, consequentemente, tendo em vista que a língua cumpre um papel estritamente social, a professora de Língua Portuguesa, Luciana Vargas, propôs um trabalho interdisciplinar com Inglês e Espanhol em que os alunos do 6º Ano apresentaram signos linguísticos e sua composição (significante + significado) nos três idiomas. Foi uma rica e estimulante experiência!