​7º Ano enriquece conteúdo estudado em Geografia com trabalho de campo no Parque Ecológico do Caraça

Unidade: Funcionários | 5 Aug 2015

​S​ob a orientação da professora Suely Takahashi​, os alunos saíram do colégio com destino a Barão de Cocais. O trajeto foi realizado de trem e já no percurso, puderam aprender uma pouco mais sobre as relações existentes no espaço geográfico e fizeram observações de aspectos físicos, urbanos, sociais, econômicos e culturais na paisagem​,​ de forma empírica, buscando a inter-relação entre os fenômenos. Viram através da janela do trem, a extração de minérios na mina Gongo Soco, da Vale, única em operação no município. Analisaram um trecho do Rio das Velhas que está extremamente poluído e assoreado, próximo ao município. O destino final foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural – Santuário do Caraça, uma Unidade de Conservação de âmbito federal. Esta é uma área contemplada e reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, desde 1955, quando passou a fazer parte do rol de bens tombados pela União.

A atividade possibilitou aos alunos  a observação de exemplares da fauna e flora do Cerrado, Mata Atlântica, Mata de Transição e dos Campos de Altitude, vivenciando um ambiente permeado por muito verde e ar puro. Ao percorrer as trilhas, os alunos observaram aspectos da fauna através da visualização de pegadas de animais de pequeno porte, analisaram nas árvores a presença de bioindicadores da qualidade do ar, perceberam a serrapilheira - camada de nutrientes composta por matéria orgânica que reveste o solo - importante para manutenção da vegetação e contemplaram as águas de tom amarronzado pela presença de ferro e cobre, na Cascatinha.