Notícias

Página: 110 de 917


7º Ano aprende sobre microrganismos

Unidade: Rio de Janeiro

Orientados pela professora de Ciências, Flávia Herminio, os alunos do 7° Ano foram em busca de microrganismos e coletaram, com a ajuda de um cotonete, amostras de diferentes locais do Colégio. Em seguida, pouco do material coletado foi colocado em meios de cultura. Os estudantes criaram, então, hipóteses a respeito da presença de fungos e bactérias nos diferentes espaços. Após uma semana, foi observado o crescimento de diferentes colônias desses microrganismos. A atividade (...)

Leia mais

Fundamental 2 estuda sobre Consciência Digital

Unidade: Rio de Janeiro

Reunindo os estudantes de todas as turmas do Fundamental 2, foi dada a largada para realização do projeto Consciência Digital, promovido pelo professor Nelson Riski de Aprendendo a Pensar. Essa atividade de vinculação resultou num momento muito grato, alegre e estimulante, no qual, a partir de reflexões sobre as influências das mídias digitais no comportamento humano, professores e alunos identificaram essas influências nas próprias vidas. As conclusões surgidas dessa troca de (...)

Leia mais

7º Ano discute o “Marco Temporal”

Unidade: Rio de Janeiro

Na turma do 7° Ano, o professor Gustavo Simi, de História, promoveu uma discussão em torno do chamado “Marco Temporal”, que está acontecendo no STF. O tema foi apresentado brevemente e foi passado um vídeo do canal Meteoro explicando a tese do Marco Temporal. A partir daí, foi solicitada uma atividade escrita sobre o tema, em que os alunos deveriam comentar a seguinte frase: “os indígenas têm direito ao futuro. O Marco Temporal trata os indígenas como resquícios do passado, (...)

Leia mais

5º Ano cria coreografia na aula de Corpo Cênico

Unidade: Rio de Janeiro

Na aula de Corpo Cênico do 5º Ano, do professor Guilherme Miranda, foi pedido um desafio: a partir de um número fixo de gestos e movimentos com os braços, os grupos tinham que escolher uma música e construir uma sequência coreográfica. O CORO de alunos tinha como referência um CORIFEU que deveria liderar a movimentação coletiva. Todo exemplo é um ensinamento, conforme diz a pedagogia Logosófica. Assim, a turma aprendeu junto e de forma divertida! Foi um momento muito (...)

Leia mais

3º Ano produz filme e reproduz para os pais no Encontro das Famílias

Unidade: Rio de Janeiro

No Encontro das Famílias do Fundamental 1, a turma do 3º Ano, com o professor Leonardo Miranda de Corpo Cênico e com auxílio da equipe de Artes do segmento, desenvolveu um filme todo executado pelos próprios alunos e alunas sobre o livro ”Grande Circo Favela” de Otávio Júnior. A obra estava sendo trabalhada com a professora regente Rafaela Vieira em Português. O processo de criação durou mais de um mês de trabalho duro, mas valeu muito a pena. Houve não só a superação de (...)

Leia mais

Ensino Fundamental aprende muito nas aulas de Digital Education

Unidade: Rio de Janeiro

Nas aulas de Digital Education, ministradas em inglês pelo professor Bruno Cardoso, os alunos do Ensino Fundamental aprendem programação de games, utilizando diferentes tecnologias e trabalhando a lógica. Numa aula do 1° Ano, os estudantes aprenderam a criar jogos e animações utilizando programação em blocos. Simultaneamente, eles aprendem inglês de forma significativa e criativa! No jogo desta aula, os estudantes programaram um personagem para responder aos controles criados por (...)

Leia mais

Aprendendo a Pensar com conhecimento

Unidade: Rio de Janeiro

Promovendo aos alunos reflexões, na aula Aprendendo a Pensar, do professor Nelson Riski, foram apresentados diversos vídeos de dinâmicas realizadas por grupos de profissionais em diferentes áreas. Neles foram mostrados e comprovados o quanto a colaboração e o compartilhamento de conhecimento geram resultados melhores, muito mais rápidos e eficientes para todos. Foi feita, também, uma reflexão sobre a propagação dos conhecimentos na sociedade. Para experimentarem uma situação, (...)

Leia mais

Projeto “Professor por um dia” traz novos estímulos para o estudo no 9º Ano

Unidade: Funcionários

Você sabe qual é o conceito de INÉRCIA na Física? E a diferença entre massa e peso? Para participar do Projeto Professor por um dia, os irmãos Henrique e Lorenzo Pagliosa, ambos alunos do 9º Ano B, orientados pelo professor de Física Geraldo Nascimento, fizeram um estudo sobre esses temas. Em uma aula interessante, compartilharam com os colegas dos 9º s anos A e B os frutos de seu trabalho. Na apresentação para a turma, mesclaram o ensino teórico com (...)

Leia mais

6º Ano estuda as Olimpíadas

Unidade: Rio de Janeiro

Os alunos do 6° Ano, do professor Gustavo Simi, de História, estudaram um pouco sobre a história das Olimpíadas desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Pensando sobre as mudanças e permanências que ocorreram no formato da competição, as crianças aprenderam quais esportes eram praticados e não são mais e os que foram incluídos depois. Além de entenderem pessoas que não podiam participar e hoje podem, como as mulheres. Visto isso, foi feito um debate sobre as Olimpíadas do (...)

Leia mais

Estudantes do Itinerário formativo de Ciência, Saúde e Sociedade visitam base do SAMU

Unidade: Funcionários

As excursões são oportunidades de criar memórias e inspirar a busca pelo aprendizado e pela descoberta. Além disso, são ferramentas valiosas para o crescimento pessoal, educacional e cultural.  Com o intuito de proporcionar aos alunos uma experiência educacional enriquecedora, com a possibilidade de aprender sobre o trabalho vital realizado pelos profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as professoras Graziela Alfenas e Milena Almeida planejaram (...)

Leia mais