Pais são convidados a compartilharem experiências profissionais com alunos do 8º Ano

Unidade: Funcionários | 4 Aug 2015

Para propiciar aos alunos do 8º Ano o contato com diferentes áreas de atuação profissional, onde são utilizados conhecimentos matemáticos para o desenvolvimento das profissões, a professora de Matemática, Ana Flávia Stochiero Duarte, planejou uma aula diferente: convidou os pais que atuam em áreas que exigem conhecimentos matemáticos. O objetivo foi o de criar uma oportunidade de envolver a turma e participar das atividades comemorativas do projeto institucional da Família, estimulando o cultivo do sentimento de gratidão.

A atividade foi realizada após um preparo cuidadoso dos pais, que trocaram e-mails e telefonemas com a professora, esmerando-se para que a aula fosse ao gosto dos alunos. Cada familiar - seis pais e uma mãe – contribuiu mostrando como tem utilizado a Matemática nas áreas de atuação profissional, dando exemplos concretos para as turmas.

Os alunos conheceram a análise de balancetes de empresas, o sistema binário que rege os computadores, o conhecimento da geometria para otimização de superfícies, a otimização de projetos, variantes de seguro de vida e como planejar a construção de um prédio.

O ambiente criado em sala foi de atenção, atividade e alegria!

Após a aula, os alunos tiveram mais uma oportunidade de esforçarem-se no cultivo de um sentimento que o 8º ano tem cultivado: a gratidão ao bem recebido. Por isso, os depoimentos estão em forma de cartinhas, enviadas aos pais convidados.

DEPOIMENTOS:

“A aula com os pais de alunos foi um momento especial para a vida de filhos e pais, como os próprios manifestaram. Penso que, em grande parte, isto se deve ao cultivo dos sentimentos em família e na Escola e, em especial, ao cultivo da gratidão. Em sala, temos trabalhado um aspecto importante sobre o conceito desse valor: o cultivo da gratidão, apesar de ser íntimo e discreto, é muito importante. O cultivo no interno é essencial para a formação moral do ser; esse é um sentimento que sedimenta as bases de outro, de grande valor – o sentimento de humanismo.” Professora Ana Flávia Stochiero

“Caro Robson, Obrigado por vir à nossa sala e nos ensinar um pouco sobre como a Matemática se envolve no seu trabalho. Uma coisa de sua aula que, provavelmente, vou usar para o resto da minha vida é o fato de, caso uma loja cobre o mesmo preço à vista e parcelado sobre um produto, há algo de errado.” Rafael Sumitani

“Eduardo, Gostei muito da sua aula. Olhando de fora, não dá para perceber que você usa Matemática, mas quando você foi falando e eu fui conhecendo um pouco do seu trabalho, vi que usa muito a Geometria, na hora de cortar, medir e escolher o vidro para o melhor aproveitamento. Obrigada!”. Pamela Montanauro

“Caro Jorge, Agradeço sua aula! Adorei saber mais sobre o sistema binário e sobre o funcionamento do computador. Obrigado por tudo e seja bem-vindo outras vezes. Beijos,” Taís de Melo

“Euflávio, Assistir à sua aula me deixou mais animada pela profissão que eu quero seguir (engenheira ou arquiteta). Achei tudo muito interessante. Obrigada por nos passar esse conhecimento. Abraços,” Ana Carolina Galvão

“Querido Marco Antônio, Gostei muito de aprender sobre o seguro de vida. Eu nunca tinha me interessado nisso até você nos contar. Foi bom demais! Abraços,” Maria Clara Rodrigues

“Regina, Obrigado pela aula sobre como se usar a Matemática para montar projetos e assim administrar a vida de uma maneira mais organizada.” Matheus Silva